quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Suce$$o X Solidão

 Olá, gentemmm!
Buenos dias!!
Li essa matéria sobre a saga da mulher-moderna-que-faz-de-tudo e muitas vezes se vê só e vendo a vida passar. Achei bem interessante e recomendo. A leitura é extensa, mas vale a pena!! Qualquer afinidade com o conteúdo não é mera coincidência e sim realidade.


A conclusão que tive é que nós mulheres realmente somos demais. hihihi Estudamos, trabalhamos fora, damos atenção para nossos familiares, fazemos social, cuidamos da casa, somos mães, passeamos com cachorro, fazemos compras, pagamos conta, cozinhamos no capricho p. nosso parceiro, arranjamos tempo para malhar, tomar café com a amiga, ir ao cinema, pegamos trânsito e no funal de tudo ainda fazemos aquela 'cara - de paisagem' para agradar o maridão. Ufaaaa!
Só sei de uma coisa: " A mulher sábia edifica a casa e a tola  consegue destruir seu lar (família, casamento, vida, amizades, relacionamentos, sonhos) com as suas próprias mãos" - Provérbios 14: 1

Gooday!!
Muah! <3
Ass: Sra. Mulher Marravilha (hihihi) =)
----------------------------------------------------
Fonte: Bolsa de Mulher

Suce$$o X Solidão

Saiba o que mulheres bem-sucedidas pensam sobre o dilema e o que dizem os especialistas

É cada vez mais comum encontrar mulheres ocupando cargos que antes eram direcionados aos homens. A igualdade entre os sexos nunca esteve tão próxima da realidade, mas, como todo bônus tem seu ônus, alcançar o que a ala feminina almejou ao longo de gerações vem acompanhado do aumento das responsabilidades. O sucesso na carreira profissional é sinônimo de compromissos inadiáveis e rotina atribulada, o que, segundo especialistas, pode levar à temida solidão. Por isso, o Bolsa de Mulher conversou com profissionais de diferentes ramos para descobrir como lidar com os novos tempos.

A atriz Thaila Ayala conta que dialogar sua carreira com a vida pessoal é muito difícil, já que, quando não está ocupada, está muito cansada. "Meu ritmo de vida é frenético, não tenho tempo para nada! Tenho uma melhor amiga que mora em São Paulo e eu não a vejo há meses. Acaba sendo uma solidão muito grande. Toda hora tenho que gravar alguma coisa, tirar fotos, são muitos compromissos e acabo me tornando uma pessoa solitária. Eu não sei o que é sexta-feira há muito tempo. Até quando não trabalho na sexta, me sinto cansada para fazer qualquer coisa, é o acumuladão do resto da semana. Às vezes até arrisco sair com meus amigos, mas é muito chato porque fico bocejando o tempo todo, com vontade de voltar para casa", lamenta.

Ainda assim, a atriz, que vive a modelo Amanda Moura na novela das 19h, "Ti-Ti-Ti", conta que aproveita o pouco tempo livre que tem para recuperar o tempo perdido. "Acho que você não precisa estar presente fisicamente. Eu tento manter contato por telefone e internet. São formas que uso para falar até com a minha família, que é do interior de São Paulo. Aliás, faz muito tempo que não os vejo. Vou até lá sempre no ‘bate e volta'. Quando finalmente consigo viajar para lá, ligo para minha melhor amiga, peço que me encontre rapidinho no estúdio ou então saímos para almoçar. Acho que o segredo é esse: saber administrar os pequenos intervalos que você tem da melhor maneira possível. É claro que só com esforço e dedicação é possível se fazer presente mesmo com uma rotina tão intensa, mas acho que também esses momentos são motivadores e te dão força para continuar", conta.

Se um dia a mulher lutou pela igualdade entre os sexos, hoje, segundo a psicanalista Rosane Caiado, ela luta para alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. "É cada vez mais comum encontrar mulheres que priorizam as carreiras. No entanto, acredito que isso é muito mais um discurso do que uma prática. A vida profissional hoje está em destaque, mas não acho que, para as mulheres, ela esteja acima das relações afetivas. É claro que existe uma parcela que prioriza a carreira, mas é a minoria. A maioria tenta dialogar as necessidades. A mulher tem muitas responsabilidades e a sensação de não estar sendo suficiente em lugar nenhum é comum", explica a diretora da Contexto Consultoria e Clínica.

A mulher moderna, ainda segundo a especialista, adia experiências como a maternidade para focar na carreira profissional, ainda que este não seja um desejo pessoal. "A questão de sucesso na carreira é muito mais uma imposição feita pela sociedade de que a mulher deve ser profissionalmente bem colocada. Já tive uma paciente que desejava ser dona de casa, cuidar dos filhos, mas tinha vergonha de assumir essa vontade. Além da imposição, há também o lado de que a mulher passou a experimentar o prazer do poder, do sucesso, de ganhar seu próprio dinheiro, de ter sua independência. A exigência da experiência profissional aumenta em detrimento de outras, como a maternidade, o cuidar da casa, entre outros", observa.


Este foi o caso da gerente de marketing área de Gestão Financeira de Interconexão da TIM, que confessa ter feito muitas renúncias para conquistar seu atual cargo. "Principalmente de relacionamentos. Até me firmar profissionalmente foram vários fins de semana trabalhando, sem previsão de horário de saída nos dias de semana. Meus namorados, que não tinham o mesmo ritmo e ambição, não entendiam. Me arrependo de não ter conseguido conciliar a construção de uma família com carreira. Queria muito ter filhos e hoje, aos 34 anos, é o que mais pesa. Não significa que ainda não vai acontecer, mas o relógio biológico grita", lamenta.



São muitos os momentos em que se sente sozinha, admite Michele.:"Hoje os homens se assustam com mulheres bem-sucedidas. Portanto, ter relacionamentos sérios é muito mais difícil. Já as amigas estão todas casadas, com filhos. Assim, os programas atuais são festas de um ano dos filhos das amigas e encontros familiares". Apesar disso, a executiva diz que seu emprego traz algumas compensações. "Quem mais sofre sou eu por conta de alguns sonhos não realizados, porém eu posso ajudar financeiramente meus pais, realizar sonhos que a vida não permitiu que eles por si só realizassem. Por esse lado o sofrimento é substituído por uma alegria sem preço", comemora.

Já a atriz Franciely Freduzeski não acredita que a solidão esteja necessariamente vinculada a uma carreira de sucesso. "Acho que ela pode surgir em qualquer estágio da vida. Todo mundo tem momentos em que se sente sozinho, rejeitado. A gente nunca é feliz o tempo todo. Tem sempre alguma coisa faltando. Quando você tem um trabalho de muito sucesso, por exemplo, às vezes pode surgir algum problema na família ou um problema de saúde que vai te impedir de se sentir completamente realizado. Problemas vêm e vão", reforça.

Apesar de já ter priorizado a carreira em algumas fases da vida, continua Franciely, ela consegue encontrar um equilíbrio saudável. "Eu já deixei várias vezes de dar atenção aos meus amigos ou ao meu filho por causa do meu trabalho. Os horários são sempre muito malucos e você não consegue estar disponível o tempo inteiro, mas é como eu disse: são apenas momentos, depois isso passa. Então acho que eu consigo equilibrar bem a minha vida pessoal com a profissional. Sempre me dediquei ao máximo ao trabalho, mas procuro ter tempo para os filhos, para namorar, para relaxar, viajar, conhecer lugares novos", enumera.

Segundo Rosane Caiado, mulheres que priorizam o trabalho podem apresentar insatisfação, culpa em relação aos filhos e a sensação de que nunca está dando o melhor de si. Ainda assim, uma carreira proporciona o aumento da autoestima, a sensação de maior capacidade e valor. Para isso, equilíbrio é fundamental, reforça a psicanalista, mas é preciso aceitar que a supermulher não existe. "Temos que tentar administrar os dois lados e saber que sempre haverá perdas lá e cá. O importante é saber lidar com essas perdas, entender que não dá para ser tudo ao mesmo tempo. Além disso, a solidão é uma questão muito mais profunda. Pode estar ligada à dificuldade de se relacionar com os outros, de se aceitar, de se conhecer melhor. Você estar sozinho é uma opção e existem muitas pessoas que são felizes dessa forma. Não é isso necessariamente que vai trazer o sentimento de solidão", finaliza.

2 comentários:

  1. AI,eu queria que os homens passassem pela coisa mais fichinha que nós mulheres fazemos: depilar o contorno! Só uma vez!!!Eles acham que é tudo moleza!!!HÃ!
    Mais uma blogueira!!!O blog tá mto legal Vivi!!!Adorei o nome!Coisa de gente criativa!Bjoca

    ResponderExcluir
  2. Brigada, Luuuuuuu!!!
    Que legal vc por aquiii!
    Brigada pelo carinho, gravidinha mais abençoada!! =) nhom!
    AHAHA pois é, imagina a cena dos homens se depilando, ainda mais contorno. Jesus valeime!! kkkkkkk

    A gente é guerreira demais e ainda arranja tempo de ser blogueira. hihihi

    <3

    ResponderExcluir